Grêmio Estudantil



O Grêmio Estudantil é uma organização que representa os interesses dos alunos. É um espaço de vivência da cidadania, pois coloca os estudantes por dentro dos desafios e anseios da comunidade escolar e local. Os alunos que participam do Grêmio Estudantil têm momentos de discussão, reflexão, planejamento e avaliação. A luta por seus direitos possibilita se desenvolverem de forma consciente, crítica e ativa na vida social. 



Perguntas frequentes
1. Como organizar um Grêmio Estudantil?

Primeiramente, é necessário constituir uma comissão Pró-Grêmio, formada por estudantes representantes das turmas ou escolhida entre seus pares. Esta comissão deverá fazer o estatuto e organizar a assembleia geral dos alunos. Durante a assembleia, deverá ser apresentado e aprovado o Estatuto do Grêmio e ser formada a Comissão Eleitoral.



2. Qual a responsabilidade da Comissão Eleitoral?

Ela tem o dever de marcar a data da eleição e receber a inscrição de chapas e candidatos, fiscalizar o processo eleitoral e resolver eventuais dúvidas que surjam no processo eleitoral. Os membros desta comissão devem, ainda, promover a apuração dos votos, declarar os vencedores e organizar um ato de posse.



3. De que forma o Grêmio Estudantil deverá desenvolver suas atividades?

Deverá observar o que rege o Estatuto anteriormente aprovado.



4. Quais são as ações do Grêmio Estudantil?

Ao participar do grêmio, tem-se a possibilidade de engajar-se não só nas atividades escolares como também nas comunitárias. As ações têm caráter cultural, educacional e desportivo, podem ser realizadas por meio de campanhas, palestras, campeonatos, produção de jornal, eventos culturais, enfim, por meio da realização de inúmeras atividades com vistas a melhoria do ensino e da democratização da escola pública. 








Comentários