Educação a distância ou sem distância? A tecnologia e a formação profissional




Nos últimos anos, o Brasil passou por uma verdadeira explosão em relação a à oferta de educação superior. O grande crescimento tem relação direta com uma modalidade conhecida como Educação a Distância (EAD). Você conhece essa modalidade? Já ouviu ao menos falar sobre ela? Acredita que é para você?
Uma preocupação importante que vem à mente de qualquer pessoa que busca a educação superior é a empregabilidade. Afinal, são anos de dedicação que um curso superior exige, além de investimento de tempo, dinheiro, sacrifícios pessoais e familiares, e é justo pensar que o interessado queira um retorno sobre esse investimento na forma de trabalho. E se é um fato consolidado que o mercado exige cada vez mais formação superior, também é verdadeiro o cenário que nem todos os portadores de diploma de nível superior atendem aos os requisitos que os empregadores buscam. Se há esse risco, então seria melhor optar pelo ensino presencial, que alguns consideram de qualidade superior ao EAD? Isso garantiria uma maior empregabilidade?
Primeiramente, é muito bom esclarecermos de vez o que se quer dizer com Educação a Distância. Embora o termo remeta – corretamente – a um distanciamento físico, ou seja, diferentemente do ensino tradicional, presencial, em que o aluno comparece à sala de aula com a presença de um professor, na Educação a Distância (ou EAD), não existe essa obrigação de estar presente em um campus tradicional, composto de prédios, salas de aula e outras estruturas. O processo de ensino e aprendizagem acontece também em um campus, só que virtual. Existe o professor, existem os colegas de turma e toda a infraestrutura para estudo, porém, não em um conjunto de prédios de concreto, e sim em “construções” informatizadas.
Por isso, quando o assunto é EAD, eu prefiro muito mais a expressão: educação mediada por tecnologia. Porque, de fato, o que muda é o “meio”, que deixa de ser físico e passa a ser virtual. E, convenhamos, nós nos ligamos ao mundo virtual o dia todo, nas redes sociais, navegando por sites, em aplicativos de mensagens tais como o WhatsApp, entre muitos outros momentos em que estamos conectados. Então, eu te pergunto: se você não se descola de seus dispositivos eletrônicos (a falta de conexão com as redes sociais já gera uma síndrome de abstinência, como muitos pesquisadores já constataram), por que você não poderia usar esses meios para obter conhecimento, capacitar-se e ingressar ou aprimorar-se em uma carreira?
Dito isso, vem outro ponto: a EAD é para você? Uma coisa é você conectar-se com o mundo virtual para entretenimento e socialização, outra é estar no mundo virtual para estudos e aprimoramento profissional! Por isso, eu te faço outra pergunta: você é uma pessoa disciplinada? A resposta é tão pessoal e particular quanto é o aproveitamento em estudos, qualquer que seja a modalidade.
Unimar passa a oferecer cursos EAD em várias áreas do conhecimento — Foto: Unimar/DivulgaçãoUnimar passa a oferecer cursos EAD em várias áreas do conhecimento — Foto: Unimar/Divulgação
Unimar passa a oferecer cursos EAD em várias áreas do conhecimento — Foto: Unimar/Divulgação
Atualmente, é muito comum o aluno do ensino presencial esperar do professor que os conteúdos sejam trabalhados de tal forma que o esforço de aprendizagem pode se perder, ou seja, o conhecimento vem tão “mastigado”, por assim dizer, que não há um grande compromisso em pesquisas aprofundadas, em investigações, em construção própria de conhecimento. Aliás, até uma simples cópia é feita por foto no smartphone. Isso impacta posteriormente no mercado profissional. Os empregadores não querem contratar pessoas para lhes ensinar o serviço a ser executado, ao contrário, querem profissionais que sejam autônomos, criativos, inovadores e que apresentem soluções ao invés de trazer problemas. Então, a nova pergunta é: que tipo de profissional você deseja ser?
A educação a distância tem o grande mérito de incentivar que o aluno desenvolva competências como disciplina, gestão do tempo, organização, pesquisa e leitura, competências essas altamente demandadas pelos empregadores. Minha experiência como professor me apresentou casos de sucesso em ambas as modalidades, presencial e a distância, porém, é muito gratificante ver inúmeros casos de formados pelo EAD que transformaram suas realidades por aproveitar-se dessa acessibilidade e flexibilidade que o EAD oferece. Não, não se engane! Não é mais fácil estudar em EAD. Pelo contrário, exigirá muito mais compromisso com você mesmo, e você se tornará o seu principal agente de mudança, com o apoio de modernos sistemas de aprendizagem, de tutores e professores.
Então, temos a resposta às nossas questões:

1) O EAD é para você?

Bem, é você quem responde: que tipo de profissional eu quero ser? Inovador, criativo, solucionador de problemas? Se a resposta for SIM, o EAD é para você.

2) Como é a questão da empregabilidade no EAD?

O mercado exige formação. Muitos ótimos profissionais não conseguem se colocar pelo simples fato de não terem um curso superior. No entanto, o curso superior em si pode garantir a vaga, mas não garante a permanência no emprego. É preciso ter habilidades e competências como autonomia, criatividade, disciplina e foco em resultados. Isso o EAD proporciona de forma muito intensa.
Professor Paulo Pardo, diretor do EAD Unimar, fala sobre a Educação a Distância no Brasil
G1 TV TEM

00:00/15:22
Professor Paulo Pardo, diretor do EAD Unimar, fala sobre a Educação a Distância no Brasil
Unimar – Universidade de Marília, uma instituição tradicional, reconhecida pela excelência de seus programas de graduação, mestrados e doutorados, passa a oferecer cursos EAD em várias áreas do conhecimento. Com essa oferta, a Unimar oferece a democratização ao ensino superior, extrapolando sua área de atuação para todo o Brasil e até no exterior, possibilitando que pessoas que desejam uma formação de qualidade possam obtê-la em suas regiões de origem. Dessa forma, a Unimar deixa de ser uma Universidade de Ensino Superior presencial e passa a ser uma Universidade do Conhecimento, em qualquer plataforma.
Autor: Prof. Paulo Pardo, administrador, mestre em Administração, especialista em Educação a Distância e diretor do EAD Unimar.
Prof. Paulo Pardo é administrador, mestre em Administração, especialista em Educação a Distância e diretor do EAD Unimar — Foto: Unimar/DivulgaçãoProf. Paulo Pardo é administrador, mestre em Administração, especialista em Educação a Distância e diretor do EAD Unimar — Foto: Unimar/Divulgação
Prof. Paulo Pardo é administrador, mestre em Administração, especialista em Educação a Distância e diretor do EAD Unimar — Foto: Unimar/Divulgação

Comentários